Quem são os catecúmenos?
Os catecúmenos são aqueles que estão se preparando para se tornar cristãos.
Por que durante os primeiros séculos os catecúmenos não podiam participar de toda a liturgia?
São Cirilo de Jerusalém explica a respeito da situação dos catecúmenos:
"as palavras divinas ecoam ainda distantes deles, [...] são ouvintes dos ensinamentos cristãos, mas esses ensinamentos ainda não penetraram em sua alma; não foram compreendidos e apenas ecoam . Portanto, um longo período de instrução é considerado necessário, por isso, quando um catecúmeno recebe o Batismo ele / ela está pronto para receber a graça santificante, que é transmitida através dos sacramentos sagrados. Além disso, o sacrifício litúrgico é oferecido pela Igreja para a Igreja e os catecúmenos ainda não fazem parte da Igreja."
Qual é o propósito da Liturgia dos Catecúmenos?
A Liturgia dos catecúmenos tem principalmente um caráter catequetico. Ela contém as leituras do Evangelho e as Epístolas e, claro, a homilia, geralmente logo após o Evangelho.
Qual é a estrutura da Liturgia das Catacúmenos?
a. Parte introdutória (As três prostrações em frente à Santa Mesa e a invocação do Espírito Santo, a grande bênção, a Grande litania , as antífonas e as pequenas ladainhas)
b. A Pequena Entrada ou Procisão com o Evangelho
c. O Trisagion (Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal ...),
d. As leituras bíblicas (Epístolas, Evangelho e a homilia),
e. As orações após o Evangelho (a Litania Triplice, a oração da Súplica e fervorosa, a abertura do Santo Antimension e a Litania dos Catecúmenos.)
Por que a liturgia tem seu inicio com a bênção?
Todo ofício liturgico começa com a glorificação a Deus: Bendito é o reino do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Segundo São Nicolau Cabasillas, qualquer oração deve ter quatro partes: a primeira institui a glória a Deus, a segunda nós agradecemos a Ele por Seus grandes dons a nós proporcionados, a terceira , o nosso reconhecimento de nossos pecados, e por fim, a nossa suplica por aquilo que achamos que necessitamos.
As litanias são uma série de orações através das quais o mediador da Igreja oferta uma súplica pelos seus membros.
As Litanias são ditas pelo diácono no meio da Igreja. Depois de cada súplica, as pessoas reconhecem seu desejo, dizendo: "Senhor, tem piedade" ou "Amém".
Desta forma, a Igreja reza unida, clamando a Deus, tendo o mediador para com Deus no Sacerdote. O diácono está no meio da Igreja (ou fora do Santuário), porque Ele representa a voz unida dos fiéis em oração.
As palavras "Senhor, tem piedade" tem um duplo significado, de acordo com São Nicholas Cabasillas: "É a oração do povo que reconhece o quão grande é a bondade do Juiz Supremo, e de quão grave é a sua própria culpa. Isto significa que essas palavras são simultâneamente, uma confissão das próprias falhas e um reconhecimento sobre a bondade de Deus "
O que são as antífonas?
As antífonas são partes dos salmos messiânicos, que profetizaram a vinda de Cristo.
Elas representam o período em que Cristo estava no mundo, mas ainda era desconhecido.
As antífonas representam o período até São João Batista, quando o mundo precisava de profetas para anunciar a vinda de Cristo.
Já a terceira antífona está geralmente associada com os temas próprios do calendário eclesiástico, que aponta um tropario (pequeno hino) relativo a festa celebrada no dia, ou com a leitura das bem-aventuranças.
Qual é o simbolismo da leitura das bem-aventuranças?
As bem-aventuranças são parte do Sermão da Montanha, o primeiro ensinamento público do Salvador. Elas representam o início da missão pública de Jesus Cristo.
O que representa a Pequena Entrada com o Evangelho?
A Pequena Entrada representa a entrada do Senhor no mundo.
O Evangelho, que contém a Palavra de Deus representa o próprio Cristo.
É por isso que o coro canta " Vinde, adoremos e prostremo-nos diante de Cristo ".
As velas carregadas pelos acólitos neste momento representam a luz espiritual trazida por Cristo para o mundo através de seus ensinamentos, sendo os castiçais simbolos dos Profetas que profetizaram a vinda de Cristo.
As palavras ditas pelo diácono com o Evangelho : "Sabedoria , fiquemos de pé" são entoadas para ajudar as pessoas a reconhecer a presença de Cristo na Igreja.
Eles são repetidas novamente e com a mesma finalidade antes da leitura do Evangelho.
Por que se canta o Trisagion?
Esse hino é uma memória do canto dos anjos. A palavra "Santo" cantada neste momento, é o hino dos Serafins. Através deste hino, a Igreja reconhece o Único Deus em Sua Trindade e também reconhece que os anjos, juntamente com os homens estão unidos em uma Unica Igreja através da vinda de Cristo, Aquele que está acima dos céus e ao mesmo tempo sobre a terra.
Qual a razão para a leitura da Epístola?
A leitura da Epístola simboliza o envio dos Apóstolos para todo o mundo. A incensação feita pelo diácono durante a leitura da Epistola é feita em honra do Evangelho que será posteriormente lido e representa a fragrância dos ensinamentos de Cristo, que se espalharam por toda a Igreja, através dos Santos Apóstolos.
E a Leitura do Evangelho?
A leitura do Evangelho representa a plena manifestação de Cristo para o mundo, que é o próprio Cristo ensinando ao povo. É por isso que, antes e depois os fiéis dizem: "Glória a Ti Senhor, Glória a Ti".
O que representam os últimos atos da Liturgia dos Catecúmenos?
A abertura do Santo Antimension representa a abertura do túmulo de Cristo, a limpeza das partículas no antimension com a esponja representa a união futura dos catecúmenos com a Igreja.
As palavras "Retirai-vos catecúmenos" representa não só saída dos catecúmenos da nave, mas também o juízo final, quando após o anúncio do Evangelho ter sido levado a todo o mundo, todos os homens serão separados em dois grupos diante de Jesus Cristo: os justos e os impenitentes.
Todo
ofício liturgico começa com a glorificação a Deus:
"Bendito
é o reino do Pai e do Filho e do Espírito Santo."
Rev. Presbítero Vasile (Tudora).
0 comentários:
Postar um comentário
Olá, agradeço por compartilhar sua opnião neste blog. Deus te salve!