segunda-feira, agosto 26

Ao Meio da Viajem

Cheguei à Polônia no dia 11 de julho de 2013. Agora já completa um mês e meio que peregrino por terras polonesas. Tudo aqui é muito grande para os padrões brasileiros: grandes igrejas, grandes mosteiros, grandes celebrações.


O objetivo básico desta minha viagem à Polônia é entender um pouco mais sobre a Música Litúrgica na Igreja Ortodoxa e aproveitar para viver a realidade de uma grande Igreja. Estas duas coisas tenho feito com muito proveito para a nossa Igreja do Brasil. 

A minha viagem começa com celebração da Divina Liturgia na Catedral de Lublin, com o Arcebispo Abel. Em seguida partimos para o Mosteiro de Turkowice para a Festa do Ícone da Mãe de Deus de Turkowice: grande festa com muitos padres e bispos (15.07).

Fico no Mosteiro de Turkowice por três semanas. A rotina diária do mosteiro é Ofício às 5:00 h da manhã, trabalhos e Ofício às 17:00h. Nos intervalos tive aulas intensivas de Música Litúrgica Bizantina com Matka Euphalia: muito proveitosas a aulas que me deram uma visão geral sobre esse tipo de música.

Durante minha estada em Turkowice fizemos uma viagem à grande Lavra de Puchaev, Ucrânia, (23 a 26.07) muito conhecida pelos seus santos e milagres ocorridos. Lugar de peregrinação, Puchaev é surpreendentemente grande e agitado pelos inúmeros fiéis que o visitam. Lá, fomos recebidos pelo Metropolita de Puchaev que nos ofereceu um almoço. Conversamos sobre Igreja e sobre a Igreja do Brasil.

Após a viagem a Puchaev passo mais alguns dias em Turkovice e retorno para Lublin para a Festa da Transfiguração (06.08), festa da Catedral. No dia seguinte vamos à Paróquia de Sant’Ana celebrar a Festa de Sant’Ana: liturgia festiva com ordenação presbiteral. Em seguida saímos para o Mosteiro de Santo Onofre.

Passo um pouco mais de uma semana no Mosteiro de Santo Onofre. Rotina do Mosteiro: Ofício 6:00h da manhã com Liturgia, refeição, trabalhos, Ofício 17:00h. Neste mosteiro também tenho aulas de música litúrgica com Pe. Dionísio. Muito proveitosas as aulas com o Pe. Dionísio que me dá uma amostra geral de tudo que se canta na Polônia: todos os tipos de música.

Durante minha estada em Jableczna (Santo Onofre) fomos ao Mosteiro de Suprasl para a Festa do Ícone da Mãe de Deus de Suprasl (10.08): grande festa com a presença de S. Beatitude Dom Sawa e demais bispos. Após a festa retorno para Jableczna.

No dia 17 de agosto partimos para o Mosteiro de Grabarka para a grande Festa da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo. Essa é uma das maiores festas da Polônia: muitos peregrinos vão a pé cerca de 200 km carregando cruzes até o mosteiro. Há celebrações de Ofícios durante todo dia e noite; ouvem-se cânticos o tempo todo: parece que estamos em outro mundo. É muito forte a experiência em Grabarka: a fé do povo é quase palpável! São milhares de pessoas assistindo a tudo em pé, sem se cansar!

Após o almoço da Festa, 19.08, deixo Grabarka em direção ao Mosteiro de Saki, onde permanecerei por uma semana. Rotina do mosteiro: Ofício às 5:00h com Liturgia, refeição, trabalhos, Ofício às 17:00h. Durante minha estada em Saki visito o Mosteiro de Santa Catarina, da Madre Elizabeth, que por enquanto vive só no Mosteiro.


+ Ambrósio
Bispo Ortodoxo de Recife



Confira algumas fotos:




















Assista às filmagens da Festa da Transfiguração de Nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo em Grabarka:







CANAL OFICIAL NA POLÔNIA:

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, agradeço por compartilhar sua opnião neste blog. Deus te salve!