domingo, janeiro 27

Santa Nina, Igual aos Apóstolos


Dia 27 de Janeiro

Santa Nina, Iluminadora da Geórgia e Igual aos Apóstolos. 


Nina, a virgem da Capadócia era  parente do Grande Mártir Jorge, e a unica filha de Zabulon e Sosana, respectivamente um laureado general do exército romano e a irmã do Santo Patriarca de Jerusalém, Juvenal.
Quando Nina atingiu a idade de doze anos, seus pais venderam todos os seus pertences e se mudaram para Jerusalém. Logo depois, o pai de Nina foi tonsurado monge. Ele se despediu de sua família e foi viver monasticamente no deserto da Jordânia.

Sua mãe, Sosana foi ordenada pelo Patriarca  como Diaconisa. Ela  então deixou Nina sob os cuidados de uma anciã chamada Sara Niaphor, que foi muito importante na sua educação na  fé cristã , pois a anciã se esmerou em registrar os relatos sobre a vida de Cristo e sobre o Seu sofrimento na Terra. Foi a partir de Sara que Nina soube que o Manto de Cristo estava na Geórgia, um país de pagãos. Desde que soube que tal relíquia estava na Geórgia, a jovem Nina começou a rezar fervorosamente para a Deípara , pedindo sua bênção para viajar para a Geórgia, de modo a ser digna de venerar o Manto Sagrado que a própria Mãe de Deus  havia tecido para seu amado Filho.

A Santíssima Virgem ouviu suas orações e apareceu a Nina em sonho, dizendo: "Vá para o país  a qual você  foi  escolhida para  pregar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele enviará a Sua graça sobre você, e eu serei sua protetora. " Mas a abençoada Nina estava muito preocupada diante da grande responsabilidade que se avistava e  respondeu: "Como posso eu, uma frágil mulher, executar uma tarefa tão importante e como posso acreditar que essa visão é real?"

Em resposta a tal questionamento, a Santa Deípara presenteou-a com uma cruz de videiras e proclamou:


"Receber esta cruz como um escudo contra inimigos visíveis e invisíveis!"


Quando Nina  acordou, estava segurando uma  cruz em suas mãos, aquela mesma da visão do sonho. Ela foi tomada pelas lágrimas de alegria espiritual e no seu entusiasmo juntou a Cruz nacos do seu próprio cabelo.

Nina contou sobre a visão a seu tio, o Patriarca Juvenal, e revelou seu desejo de pregar o Evangelho na Geórgia. O Patriarca  levou-a na frente da Portas Reais , impôs as mãos sobre ela, e orou: 

"Ó Senhor, Deus da Eternidade, eu Vos suplico em nome da minha sobrinha órfã. Fazei com que, de acordo com a Tua vontade, ela possa ir pregar e proclamar a Tua  Santa Ressurreição. Ó Cristo Deus, sejas a  para ela um guia, um refúgio, e um pai espiritual. E como Tu iluminou os Apóstolos e todos aqueles que temiam o Teu nome, Tu também vai esclarecê-la com a sabedoria para que ela possa proclamar  o Teu Evangelho. "

Quando Nina chegou a Roma, ela conheceu e batizou a Princesa Rhipsimia e sua ama, Gaiana. Naquela época, o imperador romano Diocleciano era um governante famoso por perseguir os cristãos. Diocleciano apaixonou-se por Rhipsimia e resolveu se casar com ela, mas Santa Nina, Rhipsimia, Gaiana, e outras cinqüenta  virgens fugiram para a Armênia.

Diocleciano ficou furioso e ordenou a seus soldados  segui-las e mandou um mensageiro a Tiridates o rei armênio, o instando a ficar em guarda. Rei Tiridates localizou as mulheres e, assim como  Diocleciano, ficou encantado com a beleza Rhipsimia e resolveu se casar com ela. Mas Santa. Rhipsimia não aceitou se casar com ele, e em sua fúria, o rei a torturou até a morte, e o mesmo fez com Gaiana e as demais 50 virgens. No entanto, Santa Nina estava sendo preparada para uma tarefa diferente, maior, e ela conseguiu escapar das perseguições do rei Tiridates , escondendo-se entre algumas roseiras.

Quando  finalmente chegou à Geórgia, Santa  Nina foi saudada por um grupo de pastores, nas proximidades do Lago Paravani, e neste instante recebeu uma bênção de Deus para começar a pregar aos pagãos da região. Com a ajuda desses pastores, Santa Nina logo chegou à cidade de Urbnisi. Ela permaneceu lá um mês, depois viajou para Mtskheta com um grupo de georgianos que estavam fazendo uma peregrinação para venerar  ídolos pagãos. No local do culto idolatra  ela assistiu com grande tristeza  o povo georgiano se curvar diante dos ídolos.

Com grande tristeza ela  orou ao Senhor: "Ó Senhor, envia Tua misericórdia sobre esta nação ... que todas as nações  glorifiquem a somente a Ti , O Único Deus verdadeiro, através do Teu Filho, Jesus Cristo." De repente, uma violenta  ventania começou a se manifestar e granizo começou a cair do céu, destruindo nisso as estátuas pagãs. Os adoradores dos ídolos aterrorizados fugiram, espalhando-se por toda a cidade.

Santa Nina fez elaborou uma casinha debaixo de um arbusto espinheiro, que se formou no jardim do rei. O jardineiro do jardim real e sua esposa não tinham filhos, mas através de orações Santa Nina, Deus concedeu-lhes uma criança. O casal em grande júbilo declarou Cristo como Verdadeiro Deus, e tornaram-se discípulos de Santa Nina.

Onde quer que Santa Nina fosse pregar, ela convertia um grande número de pessoas a fé cristã. Santa Nina curava muitos doentes terminais, dentre os quais a Rainha Nana , que passou também a professar  Cristo como O Verdadeiro Deus. Contudo, o Rei Mirian, um pagão, não estava satisfeito com o impacto da pregação de Santa Nina sobre a nação georgiana. Um dia, enquanto estava praticando a caça, ele elaborava um meio de matar todos aqueles que fossem seguidores de Cristo. De acordo com suas elaborações malignas, mesmo sua esposa, a rainha Nana, teria de enfrentar a morte se não aceitasse  renunciar à fé cristã.

Foi então, que ainda que estando de dia, o céu se tornou escuro, em uma obscuridade maior do que a noite.
Sozinho e sem nada enxergar, o rei Mirian se viu tomado pelo medo e começou a rezar para os seus deuses pagãos. Quando as suas orações não foram respondidas, ele milagrosamente, voltou-se para Cristo e disse: 

"Deus de Nina, faça surgir a luz desta escuridão, e guia os meus passos, e assim eu confessarei Teu Santo Nome.  Se eu ver a luz novamente, vou erguer uma cruz e venerá-Lo, e  vou construir para Ti um templo. Eu me comprometo a ser obediente a Nina e à sua fé ! "

Subitamente a escuridão foi transfigurada, o sol brilhava radiante, e o grande rei Mirian deu graças ao Criador. Quando ele voltou para a cidade, ele imediatamente foi ver Santa Nina, e dar a ela a boa noticia de sua conversão, e se colocou sob sua orientação espiritual. Como resultado dos trabalhos incessantes da Igual aos Apóstolos Nina, a Georgia foi estabelecida como uma nação solidamente enraizada na fé cristã.

Santa  Nina adormeceu no Senhor na aldeia de Bodbe, no leste da Geórgia e de acordo com sua vontade,  foi enterrada no lugar onde deu seu último suspiro. O rei Mirian  erigiu um Santo Templo em honra a São Jorge sobre seu túmulo.


FONTE: O Cetro Real

Trailler do filme sobre Santa Nina

ICONE PARA IMPRESSÃO



AFRESCO PARA IMPRESSÃO



0 comentários:

Postar um comentário

Olá, agradeço por compartilhar sua opnião neste blog. Deus te salve!