domingo, fevereiro 17

Santa Brígida




Santa Brígida, a Maria de Gael
01 de fevereiro

Santa Brígida, "a Maria do Gael", nasceu por volta de 450 em Faughart, cerca de 2Km de Dundalk em County Louth. Segundo a tradição, seu pai era um pagão Dubthach nomeado, e sua mãe era Brocessa (Broiseach), um de seus escravos.

Mesmo como uma criança, ela era conhecida por sua compaixão para com os pobres. Ela dava comida, roupa, e até mesmo bens de seu pai para os pobres. Um dia ele levou Brigid à corte do rei, deixando-a de fora para esperar por ele. Ele pediu ao rei que comprasse sua filha, uma vez que sua generosidade excessiva fez muito caro para ele manter. O rei pediu para ver a menina, então Dubthach levou-o para fora. Eles foram a tempo de vê-la dar a espada de seu pai a um mendigo. Esta espada havia sido apresentado ao Dubthach pelo rei, que disse: "Eu não posso comprar uma menina que nos mantém tão barato."

Santa Brigida recebeu tonsura monástica nas mãos de São Mael de Ardagh (6 de fevereiro). Logo após isso, ela estabeleceu um monastério em terra dada a ela pelo rei de Leinster. A terra foi chamada Cill Dara (Kildare), ou "a igreja do carvalho." Este foi o início do monaquismo cenobítica de mulheres na Irlanda.

Os milagres realizados por Santa Brigida são numerosos demais para relatar aqui, mas talvez uma história será suficiente. Uma noite, a santa abadessa,  estava sentada com a freira Dara, que era cega . Do crepúsculo ao amanhecer falavam das alegrias do Reino dos Céus, e do amor de Cristo, perdendo a noção do tempo. Santa Brigida ficou impressionada com a beleza da terra e do céu na luz da manhã. Percebendo que a irmã Dara foi incapaz de apreciar essa beleza, ela ficou muito triste. Em seguida, ela rezou e fez o sinal da cruz sobre os olhos da Dara. Os olhos da freira cega foram abertos e viu o sol no leste, e as árvores e flores brilhando com o orvalho, tudo de uma vez. Ela olhou por um tempo, depois se voltou para Santa Brigida e disse: "Feche os olhos de novo, querida Mãe, por que o mundo é visível aos olhos, então Deus é visto de forma menos clara pela alma." Santa Brigida orou novamente, e Dara ficou cega mais uma vez.

Santa Brigida adormeceu no Senhor, no ano 523 depois de receber a Sagrada Comunhão de São Ninnidh de Inismacsaint (18 de janeiro). Ela foi enterrada em Kildare, mas as suas relíquias foram transferidas para Downpatrick durante as invasões vikings. Acredita-se que ela foi enterrada no mesmo túmulo com São Patricio (17 de março) e São Columba de Iona (9 de junho).

No final do século XIII, sua cabeça foi trazida para Portugal por três cavaleiros irlandeses em sua maneira de lutar na Terra Santa. Eles deixaram esta relíquia sagrada na igreja paroquial de Lumiar, cerca de 3Km de Lisboa. Porções da relíquia foram trazidos de volta para a Irlanda em 1929 e colocados em uma nova igreja de St Brigid em Dublin.

As relíquias de Santa Brigida foram destruídas na Irlanda no século XVI por Lord Grey durante o reinado de Henrique VIII.

A tradição de fazer cruzes de Santa Brigida de juncos e pendurá-las nas casas é seguido na Irlanda, onde a sua devoção ainda é forte. Ela também é venerada no norte da Itália, França e País de Gales.


CRUZ DE SANTA BRÍGIDA




ICONE PARA IMPRESSÃO


0 comentários:

Postar um comentário

Olá, agradeço por compartilhar sua opnião neste blog. Deus te salve!