domingo, março 10

Santo Hieromártir Policarpo



Santo Hieromártir Policarpo, bispo de Smyrna
23 de fevereiro



Policarpo nasceu no primeiro século, por volta do ano 80, e viveu na cidade de Smyrna, na Ásia Menor. Ficou órfão muito cedo, mas por meio da direção de um anjo acabou por ser criado pela piedosa viúva Kallista. Depois da morte de sua mãe adotiva, doou suas posses e se dedicou a uma vida de ascese, cuidando dos enfermos. Muito próximo do bispo de Smyrna, São Bukolos, foi ordenado por ele como diácono. Neste tempo, o Bem Aventurado Apóstolo São João Teólogo ainda estava vivo, e Policarpo dele tornou-se muito próximo, acompanhando-o em suas missões apostólicas.

São Bukolos ordenou-o como presbítero e deixou claro, antes de sua entrada no Reino por meio do martírio em Roma, que desejava que ele lhe sucedesse no episcopado. Quando Policarpo assumiu a cátedra de Smyrna, recebeu uma visão do Senhor. O episcopado do santo foi repleto de amor pelo seu rebanho e imenso respeito por parte do clero.

No reinado do Imperador Marco Aurélio [161-180] abateu-se sobre a Igreja uma cruel persecução, e São Policarpo foi procurado por ser, segundo os pagãos, o 'pai dos cristãos' e 'o corruptor de toda a Ásia'. Quando os soldados foram a Smyrna prender o santo bispo não o reconheceram ainda que tenham sido por ele hospedados. Depois de ter se dado a conhecer, o hierarca deixou-se levar à julgamento, onde confessou a fé em Cristo e foi condenado à fogueira.


No entanto, as chamas circundavam o santo sem tocá-lo. Os pagãos demandaram que ele fosse então executado pela espada. Mas quando esta tocou São Policarpo, a abundância miraculosa de sangue que saiu do ferimento apagou as chamas da fogueira em que se encontrava. Depois disso, novamente os pagãos atiraram seu corpo no fogo. Os cristãos recolheram seus restos e honraram sua memória. A história de São Policarpo foi preservada por seu discípulo, Santo Irineu de Lyon. 


RELÍQUIA DE SÃO POLICARPO
MÃO DIREITA





ÍCONES PARA IMPRESSÃO


0 comentários:

Postar um comentário

Olá, agradeço por compartilhar sua opnião neste blog. Deus te salve!