quarta-feira, janeiro 2

Exposição Catequética sobre a Divina Liturgia - Parte 3



O sacerdote no altar recita uma oração em voz baixa :
"Deus Santo,  que habitas entre os bem-aventurados, Tu que és exaltado pelo num hino triplamente santo, que  é glorificado pelos Querubins e adorado por todos os Poderes Celestes. Tu que tudo fizeste passar do nada a existencia, criando o homem  a Tua imagem e semelhança, adornando-o com todos os Teus dons. Tu que dá sabedoria w inteligência a quem pede e não desprezas o pecador, mas estabelece a penitencia como via da salvação. Tu concedeste a nós, teus humildes servos, a graça de estarmos nesta hora diante do Teu glorioso e santo altar e darmos a honra e a adoração que Lhe são devidas. Soberano, recebe dos lábios de nós pecadores o hino três vezes santo e concede-nos a tua misericórdia. Perdoa-nos todas as faltas voluntárias e  involuntárias voluntárias e, Santifica as nossas almas e os nossos  corpos e concede-nos  a graça de servir-te santamente todos os dias de nossa vida, pela intercessão da Santa Deípara e de todos os santos em que puseste, desde sempre, a Tua complacência."  

E exclama: Pois Tu és  Santo, ó Nosso Deus, nós Te glorificamos , Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre ...

Então com o orarion  como se fora as asas de um anjo, o Diácono aponta para o ícone do Salvador e se vira para os crentes dizendo: E pelos Séculos e Séculos ! 
A Santa Igreja reza por todos os que vivem segundo Deus, conceder-lhes a salvação - todos, não só estando no momento na igreja, mas também para as futuras gerações de pessoas.
O coro canta uma canção : o TrisagionSanto Deus, Santo Forte, Santo Imortal, Piedade de nós. 
No início do século V em Constantinopla durante um terrível terremoto ocorreu uma adoração  pública com a instituição de uma procissão religiosa. Naquele  momento um jovem teve uma visão dos anjos que entoavam este cântico : Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal
O povo  cristão, quando ouviu falar sobre isso,  acrescentou ao cântico dos anjos as palavras: "Tende piedade de nós!" E o terremoto parou.
O Santo Profeta Isaías viu o trono de Deus, cercado por exércitos de anjos, glorificando: "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos", e exclamou: "Meus lábios são impuros, e eu vivo entre um povo de lábios impuros" (Isaías 6, 1-5). Então um anjo levou um carvão em brasa e tocou  com este carvão os  lábios do Profeta, e nisso  tirou toda a iniquidade e purificou seus pecados (Isaías 6, 6, 7). 
Então, quando cantamos o Trisagion  com toda força de nossas almas, enviamos aos Senhor o arrependimento dos nossos pecados e clamamos por Sua ajuda, pela misericórdia de Deus.


O sacerdote vai para o lugar mais alto - a ascensão do trono. Isso caracteriza o  lugar mais  alto no céu, o trono de Deus que significa o eterno reinado de Jesus,  e como disse o abençoado Simeão ,Arcebispo de Tessalônica : "Subindo para o alto, o sacerdote reza: 'Bendito Seja não o Trono de Glória do Teu Reino, mas sim Tu  que Estás Sentado acima dos Querubins, ...'"
O Leitor vai até o Lugar mais alto para buscar a bênção do sacerdote, para então poder  ler a Epístola do Apóstolo, se posicionando ao meio do povo, simbolizando com isso que os povos do mundo recebem a leitura, como uma  semeadura da Palavra de Cristo no coração das pessoas.

Paz a todos! - Exclama o sacerdote. 


Pois o Senhor após a Sua ressurreição gloriosa, congratulou-se com os discípulos (Lucas 24, 36). 
E com esta saudação divina mandou-os para o mundo para pregar o Evangelho. 

"O mundo - nas palavras de São João Crisóstomo, - é a mãe de todos os bons e os alicerces da alegria". A palavra "paz" que o Senhor ensinou aos seus discípulos e, através deles a todos os pastores da Igreja de Cristo,  é o poder do mundo espiritual (João 14, 27). 

Antes da vinda do Senhor, a paz entre o homem e Deus foi quebrada pelo pecado. O pecado, tendo dominado as pessoas, acabava por violar o relacionamento entre todos os homens.  Contudo, o Salvador com a Sua ressurreição, dá através da Santa Igreja a Paz Divina para a toda a humanidade contida no mundo, reunindo as pessoas com Deus e uns com os outros e com toda a criação (João 16, 33).

Ao receber a saudação do sacerdote "Paz a Todos", o Leitor em nome de todos os adoradores diz: E AO TEU Espírito!  Em resposta ao Sacerdote que ensina a abençoada paz , a mesma paz do Senhor.


Durante a leitura do Apóstolo, é realizada mais uma incensação. Esta se dá como um sinal  de reverência para a leitura  do Evangelho que se próxima , e salienta nisso que é através da pregação da graça do Evangelho, que o Espírito Santo, enchendo todos os cantos do mundo, os corações das pessoas, as conduz para a vida eterna (2 Coríntios. 2,14).
O Sacerdote, durante a leitura da Epístola do Apóstolo, permanece sentado, no lado sul do Santuário, em um lugar de destaque,  pela graça do ensino dos Apóstolos.
Após a conclusão da leitura da Epístola, os cantores cantam "Aleluia", quando então o Leitor pronuncia os versos dos Salmos . Tal listagem de salmos é o  Alleluarion , que se constituem em uma lista de cânticos de louvor,  que anunciam o  fenômeno da anunciação da graça salvadora de Deus  para todos os povos. Esta sequencia de cânticos  é uma preparação para a leitura do Evangelho e sublinha a sua solenidade.


Durante o cântico do Alleluarion,  o Sacerdote recita uma oração em voz baixa, clamando para que  Deus abra os olhos da nossa inteligencia, para que possamos compreender o sentido espiritual da mensagem do Seu Santo Evangelho.




Diante o púlpito sobre o qual Diácono lê o Evangelho , se coloca uma vela acesa em sinal de reverência à Palavra de Deus , pela qual se celebra o conhecimento divino pela luz fornecida ao Evangelho, luz que ilumina os ouvintes com o conhecimento do mistério salvífico.



Desde a Igreja Primitiva, após a leitura do Evangelho se esperava o pronunciamento de um bispo (ou sacerdote), com palavras de edificação. Assim, a palavra de Deus, exposta na leitura dos Evangelhos, continuava viva e eficaz na palavra episcopal , a personificação da Tradição da Igreja. 

Hoje, esta antiga tradição renasce em algumas paróquias, mesmo quando não há a presença do Bispo.

De acordo com a prática mais comum, tal sermão é  imediatamente seguido pelas Litania  fervorosa, dos Defuntos e pelos Catecúmenos. A Santa Igreja, em sua sabedoria, anexa a leitura da palavra de Deus ao clamor das petições, incentivando assim que as orações especiais de súplica sejam orientadas pela exposição do Evangelho.



Ladainha começa petição: Digamos todos ... 


A Igreja convida clero e fiéis, para que com todas as suas forças e faculdades , empenhem-se em um contato dotado da mais profunda gratidão e devoção a Deus, de modo que Ele nos ajude. 
Neste momento, enquanto o Diácono faz as petições,  o Sacerdote lê uma oração em voz baixa, pedindo a Deus que  aceite as fervorosas Súplicas dos Teus servos , que tenha piedade de nós segundo a Tua grande Tua Misericórdia. Derrama a Tua Graça Abundante sobre nós , sobre todo o Teu povo.
Na ladainha pelos Defuntos,  temos a oportunidade de orar por  nossos  parentes falecidos, vizinhos, amigos e todos os que morreram na Fé.
Diz São João Crisóstomo : "Não foi em vão que os Apóstolos, instituíram a prática da comemoração dos  mortos, pois eles sabiam que isso iria os beneficiar imensamente, pois é de uma força imensa quando as pessoas clamam com toda a intensidade a Deus não por seus desejos, mas sim pelos outros. "





Durante as ladainhas seguintes, o Sacerdote novamente em ora a Deus com voz baixa : 
"Volta o olhar sobre os Teus servos catecúmenos, que inclinam a cabeça diante de Ti "

Isto significa que os catecúmenos aguardam, com humildade e mansidão,  presentes no templo a espera da graça de Deus, rejeitando a crueldade e o orgulho do mundo paganizado. Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes" - diz o Apóstolo (1 Pd 5, 5). O profeta proclama as palavras do Senhor: "mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. " (Is 66, 2).
Torna-os dignos de receberem, no tempo oportuno,  o Banho da Regeneração, diz o Sacerdote em sua oração. O Banho da Regeneração é a vida renascida com Cristo mediante o Batismo (Tt 3, 5-7). 
Mas o "O Banho da Regeneração" do qual falam os Santos Padres é o  arrependimento, no qual são as lágrimas que jorram dos olhos, em razão de uma consciência pesada.
Retirai-vos Catecúmenos!  Entoa o Diácono .
A humildade e a mansidão contidas na oração do Publicano podem ser aplicadas com toda a sua intensidade quando temos diante de nós o reviver da Mística Ceia ,a Eucaristia. Aqueles que se encontram impenitentes no pecado não podem penetrar na essência desse Mistério,  e por esta razão o ainda catecúmeno é convidado a se retirar da assembléia dos fiéis cristãos.


Continuidade da série de postagens destinadas a fazer uma exposição catequética sobre a Divina Liturgia.

Os artigos são adaptações da série de palestras catequéticas elaboradas peloPresbítero Basílio Gelevan, pároco da igreja Santa Zenaide (Patriarcado de Moscou, Rio de Janeiro), que foram ofertadas aos fieis em domingos seguidos, após a celebração da Divina Liturgia e publicadas no Blog O Cetro Real do Diácono Marcelo Paiva.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, agradeço por compartilhar sua opnião neste blog. Deus te salve!